Avaliação de exposição do funcionário ao Ruído

Qual a importância de realizar a avaliação de ruído na empresa?

Inúmeros são os ganhos quanto ao investimento no monitoramento de ruídos e particulados. Ressaltamos que, quanto maior o ruído, menor deverá ser o tempo de exposição do funcionário a esse tipo de evento. Alguns estudos apontam que problemas decorrentes de interferências sonoras podem se manifestar de forma imediata ou gradual.

É possível que ruídos a níveis excessivos desencadeiem alterações mentais, desde a perda de memória até a dificuldade em coordenar ideias, uma vez que tais alterações são capazes de afetar também o sistema nervoso.

Diante da gravidade dos problemas associados a níveis excessivos de ruídos, é essencial que as empresas adotem medidas de proteção coletiva e individual. Com isso, ver soluções eficazes de monitoramento da exposição, como medidores eficientes e atestados internacionalmente aceitos.

Além disso, realizar essa avaliação periodicamente evita processos judiciais e multas referentes ao não cumprimento de Normas Regulamentadoras. Para isso, é fundamental contar com o auxílio de uma equipe competente e de profissionais habilitados para a implementação de como fazer a avaliação de ruído na empresa.

Como fazer a avaliação de ruído na empresa?

Toda e qualquer organização deve se preocupar em realizar uma avaliação de ruído na empresa, de modo a elaborar medidas que possam melhorar a quantidade de poluição sonora no ambiente até um nível que não comprometa a saúde e bem-estar dos colaboradores.

Vejamos algumas dicas de como realizar essa avaliação. Acompanhe!

Faça o laudo de ruído

O laudo de ruído é um documento que tem como objetivo analisar o nível de exposição aos ruídos dentro de empresas, fábricas e afins. Geralmente, esse documento é medido em decibéis (dB).

De maneira geral, as empresas que possuem um maquinário que gera determinado nível de barulho são obrigadas a elaborar o laudo de ruído. Como parte de um conjunto de normas dentro do desenvolvimento do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA), devem realizá-lo todos os anos. Principalmente quando há possibilidade de lesão e dano à saúde.

Meça o ruído no ambiente com o auxílio de um dosímetro

A medição por meio de um dosímetro possibilita saber o nível de exposição aos sons no ambiente de trabalho. Trata-se de um pequeno microfone que mede in loco o nível de ruído no ambiente, informando quão vulneráveis os colaboradores estão durante a jornada de trabalho.

Empresas que mantêm um nível excessivo de ruídos devem inspecionar e realizar a medição regularmente, para conhecer o nível do barulho detectado pelo aparelho. Esse registro deve ser documentado e atualizado pelo menos uma vez por ano.

Consulte a tabela de exposições máximas estabelecida pela NR 15

Níveis de ruídos que ultrapassem 55 decibéis já são capazes de trazer algum tipo de malefício à saúde auditiva, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. No entanto, quando a medição ultrapassa 85 dB, os níveis podem ocasionar problemas mais graves, principalmente quando decorridos por muito tempo.

A Norma Brasileira (NR) nº 15, da Portaria 3.214/78, estabelece, em seus anexos, quais são os limites de tolerância para a exposição aos ruídos. Sendo assim, é fundamental que a empresa verifique a tabela de exposições máximas, de modo a implementar medidas protetivas no ambiente de trabalho, garantindo que os colaboradores não sofram prejuízos.

A segurança dos trabalhadores deve ser a base para garantir a qualidade no ambiente de trabalho, oferecendo condições seguras para manter o nível adequado de ruídos. Por isso, é essencial que a empresa faça a avaliação de ruído periodicamente, por profissionais habilitados.